AMADA FAMÍLIA,
Nessa última semana do mês de maio comemoramos a SEMANA DO BRINCAR, que tem o objetivo de lembrar aos adultos que nada substitui a importância do brincar para as crianças, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo e social, esses momentos divertidos fortalecem o relacionamento entre pais e filhos.
Aproveitando esse espaço que é reservado para atividades em família convidamos a todos para saírem dos eletrônicos e participarem das brincadeiras envolvendo todos os membros da família.
Para isso resgatamos algumas brincadeiras simples e conhecidas que podem ser desenvolvidas em qualquer lugar utilizando poucos recursos.
1 - TELEFONE SEM FIO
Um participante diz uma frase a outro participante. Esse deve repassar a frase conforme o que ouviu. O último participante diz o que entendeu em voz alta.
2 - CESTA DE BASQUETE
Coloque uma lixeira ou um balde suspenso e tente acertar o maior número de bolinhas dentro do recipiente para vencer o jogo.
3 - PIQUE-ESCONDE
Uma pessoa conta até um determinado número, enquanto os outros participantes se escondem. Depois, quem estava contando vai atrás dos escondidos.
4 -ADEDONHA OU STOP
Cria-se uma tabela em tópicos, cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, cores etc., que devem ser respondidas em um determinado tempo.
5 - CORRENTE DE HISTÓRIAS
O primeiro participante diz “era uma vez” e lança a bola (ou algum objeto pequeno) para outro jogador, que deve continuar a história. Algum ouvinte, de fora do jogo, anota tudo no papel, para depois fazer a leitura divertida do texto.
6 - CAÇA AO TESOURO
7 - GINCANA NO LAR
8 - COLABORAÇÃO NO LAR
9 - JOGO DA VELHA ADAPTADO
A leitura é outro momento importante para tirar as crianças do computador e levá-las a uma viagem através dos livros. Para incentivar este momento deixamos a sugestão do Livro SINTO SAUDADES da professora Jane Prado, que conta a história de uma menina que não pode sair para passear e nem visitar seus parentes por conta do CORONAVIRUS.
*Aproveitem o momento e conversem sobre os cuidados necessários para evitar a
contaminação;
*Conversem sobre o sentimento (de cada um) referente ao isolamento social;
*Expliquem o que são grupos de riscos;
*Vejam junto com as crianças álbuns com fotos de familiares distantes;
*Incentivem seus filhos escrever uma cartinha, desenhar, ou enviar mensagens para diminuir a saudade das pessoas distantes.
*Os eletrônicos devem ser utilizados com responsabilidade, especialistas reforçam que os pais devem ficar atentos aos exageros na utilização das tecnologias.
Em breve estaremos juntos!!
Por enquanto se puder fiquem em casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário