sexta-feira, 22 de maio de 2020

Berçário - Estímulo

Olá querida família,
Esperamos que todos estejam bem!

Atualmente estamos vivendo dias difíceis, que nunca imaginamos viver, mas de alguma forma precisamos aproveitar esse período que estamos em casa com a nossa família para construirmos boas memórias, principalmente naqueles que estão a nossa volta e em especial nas crianças.

O momento não é fácil, mas pode tornar-se um pouco mais leve... Então aproveite as sugestões de atividades da Plataforma Digital e realize-as no seu LAR com a criança. Se possível envolva toda família nessa brincadeira lúdica.

Brincando a criança aprende. Nessa fase ela de gosta cantar, imitar, ouvir músicas, manusear livros, ouvir histórias e muito mais.

Dessa forma você estará ajudando de modo significativo no desenvolvimento emocional e intelectual da criança.

Lembre-se que a criança aprende por repetição, então não se canse de repetir as
sugestões.

O que for plantado agora na memoria da criança ela levará para a vida toda.

Que tal plantar boas sementes? Com certeza os frutos são os melhores e no futuro teremos adultos saudáveis que com certeza saberão lidar com as situações adversas da vida.

Contamos com a FAMÍLIA na construção de um Mundo melhor.


A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS


Após os seis meses o bebê senta, sustenta a cabeça e o tronco, segura objetos com as mãos, além de apresentar movimentos da língua e já pode comer alimentos sólidos.

Nesse momento o bebê estará aprendendo a identificar sabores e cheiros dos alimentos.

Além da alimentação, cuidados e proteção essa é uma fase muito importante das descobertas. Uma simples brincadeira de esconder, apertar, jogar, chacoalhar, passa a ser um processo de aprendizado e cabe à família se dedicar e estimular seus filhos para que se desenvolvam ainda mais.

É possível proporcionar estes estímulos sensoriais com coisas simples do dia a dia. Basta colocar seu pequeno em contato com diferentes materiais e texturas, dando a ele coisas para pegar e sentir/experimentar, lembrando-se sempre de conversar e brincar enquanto isso.

Para ajudar você a estimular seu pequeno e colaborar para uma infância cheia de  descobertas, afetos, sensações e muita aprendizagem. Preparamos dicas super-especiais. Confira!






Neste vídeo apresentamos de três atividades que proporcionam aprendizado e muita diversão.

  1. Na primeira atividade as irmãs Julia de dez anos e Luísa Ferreira de um ano e sete meses se divertindo com caixas coloridas. Enquanto brincam a pequena Luísa aprende contar, manusear, empilhar;
  2. Na segunda atividade, Julia incentiva Luísa a identificar as cores com palitos e rolinhos de papel higiênico pintados com as cores (amarela, azul, vermelho e verde) primárias;
  3. A terceira atividade Julia ensina a irmã Luísa identificar e encaixar as tampinhas nas cores correspondentes.

Percebam que Julia inicia as atividades de empilhar com caixas encapadas nas cores primárias e na sequência das outras brincadeiras ela reforça o aprendizado com outros objetos utilizando as mesmas cores. Em todos os momentos há muito incentivo para que Luísa acerte.



Aqui a Pedagoga Comunitária Simone da escola Dorivaldo Loria preparou uma atividade para as crianças identificar as letras vogais (A, E, I, O, U) com tampinhas de garrafas pets e letras recortadas de jornais ou revistas. Na atividade as crianças deverão procurar objetos com a inicial das letras.




Agora cinco sugestões de brincadeiras divertidas, para trabalhar coordenação motora, com brincadeiras de pular, agachar, equilíbrio e concentração.






HISTÓRIAS INFANTIS

Outra estratégia interessante são as histórias infantis uma maneira ideal de criar laços afetivos com os pequenos, estimular a imaginação, diminuir os medos, e em alguns casos, até dar coragem para a criança.


A contadora de histórias Tatyane Felix contando a história da Dona Baratinha. Assista com seus filhos e crie outros momentos para você conta a eles.



Para tornar a história mais interessante mude o tom de voz, faça gestos e personalidades diferentes para cada personagem da história. Isso é um jeito de fazer a criança visualizar o enredo com mais facilidade.

Temos aqui a mamãe Esther brincando com sua filha Zoe de identificar animais. Essa atividade pode ser feita após uma contação de histórias e as imagens de animais poderão ser recortadas de revistas e coladas em papelão de caixas de sapatos.





Levem a sério o momento de brincar com seu filho, pois enquanto brincam, as crianças regulam suas próprias ações, emoções, autoestima e brincando com os responsáveis estabelecem vínculos e aprendem com mais facilidade hábitos, valores e atitudes que auxiliarão no seu amadurecimento.

Família notaram que todas as sugestões foram realizadas por mães com crianças de 0 a três anos e os materiais utilizados são fáceis de fazer e podem ser encontrados em sua casa.


AGORA É A SUA VEZ FAMÍLIA

  • Após assistir os vídeos com as sugestões de atividades tente colocar em prática, e à medida que as crianças forem aprendendo mude a atividade.
  • Reserve também um momento para contar uma história utilize os recursos que foram sugeridos aqui. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário