Vamos conversar um pouquinho?
Durante a pandemia da COVID-19 é preciso dar continuidade em casa nas atividades desenvolvidas nas creches.
Assista junto com seus filhos a historinha “Cadê Todo Mundo?” criado pela professora Jane Prado, para explicar às crianças pequenas a suspensão das aulas por conta do Coronavírus. Quem conta a história é o Coelhinho Zezé. Caso eles já entendam, aproveite e explique sobre o porquê se deve ficar em casa e aprender com a família.
É importante saber que para as crianças menores o aprendizado acaba acontecendo de maneira mais livre, durante o dia todo, com a realização de algumas atividades para estimular habilidades específicas.
Por isso, os pais devem organizar os horários de atividades criando uma rotina de forma gradativa e leve, possibilitando segurança e alivio na ansiedade, tanto dos filhos quanto dos membros da casa.
Listamos algumas atitudes simples, levando em conta os principais elementos que compõe a rotina de uma criança de 0 a 3 anos (alimentação, banho de sol, sono, higiene e muita brincadeira), para que você possa se inspirar e criar a própria rotina para seus filhos.
ALIMENTAÇÃO: Se possível escolha um local apropriado para que a alimentação ocorra de forma tranquila e sem estresse para a criança. Nesse momento o responsável poderá conversar e incentivar a criança sobre a importância de da alimentação para crescer forte e livre de doenças.
SONO: É uma grande necessidade da criança, pois enquanto dormem, os hormônios do crescimento são liberados. Algumas crianças relutam nesse momento, ficam irritados. É importante criar hábitos, a hora pra dormir, hora do banho; colocar uma roupa limpinha, ler uma historia, cantar uma musiquinha (pode ser aquela do seu tempo) tudo isso acompanhado de muito carinho, massagem e cafuné.
Nesse vídeo a mamãe da Duda, mostra uma massagem para acalmar o bebê.
HIGIENE: Horários para banho e trocas de fraldas não devem ser rígidos, pois precisam respeitar a necessidade do momento.
Mas lembre de que o banho, antes de dormir, é uma prática relaxante, que pode integrar a rotina dos pequenos.
Veja as dicas de higiene da mamãe da Duda:
BRINCADEIRAS: Criar um cantinho especial para brincadeiras e oferecer objetos variados (potes, tampas, tapetes, tecidos de variadas espessuras algodão, plástico bolhas) para que a criança possa tocar, sentir e ouvir os sons, aprender diferenciar cores, selecionar e sentir gostos para potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos.
A mamãe Thais e sua filha Manu realizam uma brincadeira com meias para desenvolver a atenção, a memória, a percepção de cores e tamanhos; e dá sugestões de como fazer a substituição das meias por objetos encontrados em casa.
Os eletrônicos chamam muita atenção, mas é preciso oferecê-los com moderação, pois para desenvolver a aprendizagem é necessário vivenciar situações práticas brincando. Não esqueçam que as crianças necessitam da supervisão dos adultos nesse momento.
Neste vídeo a drª Fabiana orienta sobre o uso do celular.
Veja o vídeo, e com base nas sugestões crie uma rotina, comece observando o comportamento da criança e vá organizando os horários e inserindo as atividades com muita calma, se possível envolva outras pessoas da sua casa para auxiliar e garantir que a rotina da criança seja cumprida.
Veja como brincadeiras e construção de brinquedos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
No vídeo a seguir, apresentamos, a música “Ora Bolas”, composta por Paulo Tatit e Edith Derdyk, do grupo musical Palavra Cantada. Ela apresenta um menino com seu brinquedo: a bola em seu pé. O Menino na sua casa, que está na rua, que está ao lado da floresta, que se encontra no Brasil e que isso faz parte do mundo, que é tão redondo quanto à bola que estava nos pés do menino.
A brincadeira desenvolvida pela mamãe da Zoe, auxilia no desenvolvimento da fala, classificação, seleção e reconhecimento de mundo.
Já este outro vídeo mostra a importância de desenvolver a afetividade por meio da brincadeira de chuva com borrifador.
AGORA É A SUA VEZ
Segue duas sugestões que utilizam folha de papel e cordões para contar histórias.
Use a imaginação e capriche nos gestos e na voz.
Para construir brinquedos com tampas:
Agora confeccione e brinque com seu(a) filho(a) para desenvolver a coordenação motora fina e outros benefícios para a aprendizagem.
Sugestão da garrafa sensorial, confeccionada pela mamãe da bebê Duda, para estimular a percepção de cores, movimento, sons e o tato dos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário