sexta-feira, 22 de maio de 2020

A importância da Leitura

E falando em histórias, vocês sabem a importância de contar ou ler uma história para o seu filho (a)?

Enquanto contamos ou lemos uma história, as crianças e os adolescentes, além de ouvirem e praticarem a leitura, também exercitam diferentes capacidades, como a de imaginar, pensar, comparar, analisar o nosso tom de voz, observar como cuidamos dos livros etc. Também notam o nosso interesse e entusiasmo e, com isso, podem desenvolver a habilidade de compreender o outro e a si mesmos, aprendendo modos de se relacionar com o ambiente e com as outras pessoas.

Essa aprendizagem pode acontecer em diferentes momentos da rotina de sua casa: na hora de escovar os dentes, durante as refeições, na realização de brincadeiras e jogos, ou, simplesmente, em uma roda de conversa, sempre com foco no desenvolvimento da autonomia dos mais jovens.

Feche olhos e imagine sua infância, quais foram os melhores momentos?

Geralmente vêm à lembrança pessoas, lugares, moradia, passeio, brincadeira, briga com os irmãos por não dividir alguma coisa, histórias que alguém contou e até cheiro de comidas e doces. Tudo isso
marcaram sua infância e sua história.

Assista a fonoaudióloga Adriana Fernandes explicando sobre a importância de criar memórias afetivas positivas.



Sugerimos agora, que você conte para as crianças e adolescentes uma história real sobre as origens da sua família. Isso mesmo, podemos usar esse tempo de recolhimento para reforçar os nossos vínculos com as crianças e os adolescentes, resgatando as histórias da nossa própria família, contando a eles coisas simples, como:

  • Se você nasceu aqui em Praia Grande ou quando e por que se mudou para cá;
  • Como era o município quando você chegou;
  • Como a paisagem se transformou etc;
  • Sempre moraram em Praia Grande.

Para deixar essa viagem pelo tempo mais interessante para as crianças e os adolescentes, você pode apresentar a eles vídeos e ou fotos pessoais que mostram como era a cidade (e até seu bairro) há alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário