Brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da criança.
Quando a criança brinca, ela começa a exprimir conceitos e renovar suas experiências, começando a modelar a sua identidade. Pois, por meio das brincadeiras como: faz-de-conta, brincadeiras de fantasias, a criança interage com outras, e vivencia suas observações e experiências. Por meio de jogos, estimula os desafios, a paciência, os conceitos de regras trabalham a linguagem, a expressão corporal, movimentos, sentimentos. Interligando com a fantasia e a realidade.
Essas atividades a tornam uma criança, conhecedora de si, e das pessoas a sua volta, estimulam a construção do seu eu, passando a se descobrir como ser único, a ter autonomia sobre si,criatividade e organiza emoções.
Vamos relembrar algumas brincadeiras antigas:
Amarelinha: O circuito da amarelinha pode ser realizado no chão da rua ou quintal com giz ou até dentro de casa com uma fita adesiva colorida. Precisa de uma pedrinha ou um objeto firme para jogar nas casinhas. Deve-se pular com uma perna até chegar no “céu”.
Bambolê: O objetivo é conseguir manter o bambolê girando pelo maior tempo possível em volta da cintura. É preciso um pouco de treino até acertar o compasso. A partir daí, o desafio será girar mais de um bambolê na cintura. Os braços e o pescoço também são apoios comuns nessa brincadeira.
Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro, são jogadas num circulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tirá-la de dentro do círculo para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
Cabo de Guerra: Nessa brincadeira é necessário uma corda de aproximadamente 1,5 m, algo para marcar o centro da corda ( lenço, graveto ou giz ) e no mínimo quatro participantes. Dividir os participantes em quantidade igual, devem puxar a corda. A primeira equipe que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.
Carrinho de Rolimã: Carrinho de rolimã ou carrinho de rolamentos é um carrinho, geralmente construído de madeira e rolamentos de aço, para a disputa de corridas ladeira abaixo. Ele geralmente é utilizado em descidas asfaltadas e lisas.
Cinco Marias: A famosa brincadeira com pedrinhas consiste em reunir cinco pedrinhas - pode também ser com saquinhos de pano feitos com grãos ou areia dentro. Esta brincadeira antiga é jogada com duas ou mais pessoas e o objetivo é passar por diversas fases, sempre com uma pedrinha sendo jogada para o alto. Estas fases são pegar uma pedrinha do chão enquanto a outra é jogada para o alto, ou empurrar a pedrinha do chão para 'túneis' formados pelos dedos de uma das mãos. Quem erra passa a vez para o próximo.
Ciranda Cirandinha: Com origem em tradições folclóricas, muitas brincadeiras antigas como as cantigas de roda já fizeram parte da infância de muitas crianças brasileiras.
A brincadeira de roda é uma forma lúdica de desenvolver a expressão corporal, ritmo e coordenação motora das crianças.
Corrida de Saco: Essa brincadeira pode ser realizada em equipe ou em duas pessoas . São traçadas duas linhas paralelas com uma distância boa uma da outra. Uma será a marca da partida e a outra da chegada. Cada time recebe um saco. O primeiro corredor "veste" o saco e o segura com as mãos na altura da cintura. Ao sinal de partida, ele sai pulando até a marcação oposta e volta, também pulando. Em seguida, tira o saco e o entrega ao segundo participante. O jogo prossegue assim até que todos os integrantes de uma das equipes completem o percurso e vençam a competição.
Elástico: Precisa de um elástico de 4 metros com pontas unidas. Dois jogadores são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. Quem ficar no centro do elástico tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro etc. Se conseguir, ela passa para a próxima fase: executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo passa para a canela, depois para o joelho até chegar à coxa. Se errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.
Pique esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, a criança que deverá procurar os colegas deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
Mana Mula: As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.
Passa anel: Quem vai jogar forma uma fila ou um circulo, com as mãos esticadas para a frente e semiabertas, em formato de concha. Um dos participantes vai começar e terá um anel e vai passar suas mãos fechadas em cada mão em concha dos participantes.
Com uma leve abertura das mãos por baixo, quem passar o anel escolhe em quem deixará o mesmo. Ganha quem adivinhar onde está o anel e vai saindo quem tenta adivinhar e não consegue. Quando é descoberto com quem está o anel, quem sai foi quem passou o objeto.
Pega Pega: Uma criança é escolhida para ser o pegador. A turma se dispersa e ela corre atrás dos colegas tentando tocá-los. Se encostar a mão em alguém, esse será o novo pegador.
Peteca: Herdada de jogos indígenas, a peteca é também um esporte, praticado em competições.
Mas para brincar, basta uma peteca e disposição. Nesta brincadeira, a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de cima para baixo e brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas.
Pula Corda: O jogo consiste em uma dupla batendo a corda, enquanto outra criança a pula cada vez que a corda passar pelo chão. Para acompanhar, e até dar a cadência do ritmo, existem várias canções para estimular a brincadeira.
Rouba bandeira: Precisa de duas equipes. Cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo. Para isso, basta tocá-lo. Assim, ele fica livre para voltar ao campo de origem ou investir mais uma vez na recuperação da bandeira. O time precisa decidir a melhor estratégia, já que se avançar no campo adversário com muitos jogadores ficará com poucos para defender o seu.
Vai e vem: cada jogador segura as alças da corda e faça para movimentos com os braços, de abrindo e fechando. Hoje ele é muito popular nas praias e lugares abertos como parques e praças!
Queimada: Precisa de duas equipes, cada uma com o seu campo. Decide-se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário e eliminá-lo. Se a criança conseguir pegar a bola, tem o direito de atirá-la em um jogador da outra equipe. Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente.
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